Nzango Residência Artística
nzangoartistresidency.mz@gmail.com
São Damaso, quarter 75, house 60, Matola, Mozambique
+258 84 395 8802
Nos acompanhe nas redes
Visite o site da Nzango
Construída entre 2008 e 2012, tendo iniciado oficialmente as suas actividades em Março de 2013 na região da África Austral, a Residência Artística Nzango é uma vibrante plataforma de intercâmbio para artistas de Moçambique e países vizinhos. A nossa estrutura permite parcerias sustentáveis através do intercâmbio artístico, produção musical, gravação de álbuns e conteúdos audiovisuais, bem como a progressão da investigação académica sobre a música tradicional africana e a preservação das culturas bantu locais dentro e fora de Moçambique.
Residência
Artística
Produção
Musical
Composição
Musical
Pesquisa
Cultural
Sobre a Residência
A Residência Artística do Nzango é uma das poucas instituições culturais do país que oferece infra-estruturas adequadas para artistas.
O foco dos nossos projetos é permitir a pesquisa e documentação de uma geração mais antiga de músicos tradicionais e seus sons. Atuamos também na criação musical, oficinas técnicas de estúdio para formação de músicos locais e da região sul e na circulação das novas músicas desses encontros, por meio da gravação de CDs bem como da divulgação dos trabalhos em plataformas digitais. Os artistas visitantes desfrutam de um espaço seguro para a realização independente, não governamental e autónoma dos seus projetos e têm a oportunidade de desenvolver ainda mais o seu trabalho artístico. Ao longo dos anos, a cooperação com artistas de todo o continente africano e de outras partes do mundo consolidou-se e abriu caminho para novas colaborações, aumentando a visibilidade e a projeção internacional da música moçambicana e africana.
No que diz respeito ao contexto interno de Moçambique, a Residência Artística Nzango é uma das poucas instituições culturais do país que oferece infra-estruturas adequadas para residências artísticas com alimentação e alojamento, estúdio de gravação profissional, espaço para ensaios e espectáculos, bem como serviços como como gestão de transportes e comunicações sociais. Além disso, a localização geográfica da Residência Artística Nzango na Matola, cidade vizinha da capital Maputo, é de crucial importância, pois ao mesmo tempo que permanecemos ligados aos fluxos urbanos centrais, expandimo-los para zonas periféricas, racionalizando-as e aumentando o alcance dos nossos projectos para a comunidade moçambicana e global.